Sinpol RS se reúne com Chefia de Polícia

18/07/2017 por

A Direção do Sinpol-RS, atendendo convocação da Chefia de Polícia, reuniu-se com o comando da instituição nesta segunda-feira (17). O objetivo do encontro foi discutir e debater um planejamento visando as homenagens ao policial que morre em serviço. A intenção da Chefia é que seja criado um memorial àquele policial vítima da criminalidade, instituindo assim, um cerimonial padrão que deverá ser cumprido obrigatoriamente no âmbito da organização.

Também foi sugerido na reunião que se planejasse, igualmente, uma homenagem aos policiais que se aposentam com o reconhecimento dos serviços prestados em defesa da sociedade gaúcha, cujo evento poderia ser realizado a cada semestre. 

Esgotada esta pauta, foram  abertos os trabalhos para discussões de fatos que estão há muito tempo preocupando a categoria. São eles:

1) Atraso sistemático dos salários sem uma definição de seu término, o que faz com que as famílias dos servidores suportem angústias e prejuízos para honrar seus compromissos financeiros;

2) Atraso das promoções e sem definição de quando será realizada a próxima;

3) A atitude sorrateira do Governo em produzir e publicar o Parecer da PGE 16.949/16, que impede que policiais civis (homens e mulheres) se aposentem com o tempo estipulado pela Lei Complementar Federal 144/14, e o Decreto 51.716/14, com paridade e integralidade, causando prejuízos incalculáveis aos policiais que adquiriram seu tempo. Tal medida irá prejudicar também os policiais mais jovens, recém egressos na instituição que poderão ter seus direitos à aposentadoria dizimados.

4) Também foi solicitado ao comando da instituição que regularizem rapidamente a situação cadastral administrativa da última turma de formando policiais, perante a SARH/RS e SEFAZ/RS, permitindo-lhes receberem seus salários em dia e as respectivas senhas policiais.

Como resposta, o Subchefe de Polícia, Delegado de Polícia Leonel Carivali, disse:   

  • em relação aos atrasos dos salários: trata-se de uma questão determinada do núcleo do Governo. A Chefia é solidária aos policiais nas dificuldades que a situação apresenta;
  • Em relação às promoções: manifestou que, em contato com o núcleo do Governo, este afirmou que elas ocorrerão em novembro;
  • Em relação ao Parecer da PGE nº16.949/16: afirmou que, devido à rápida mobilização das entidades de classe com o apoio da Chefia, o governo solicitou um voto de confiança. O núcleo do Governo solicitou o prazo de 10 dias para a resolução em definitivo desta situação negativa.

O Sinpol-RS, acredita que, conforme o D.O.E., Nº 128, publicado em 07/07/2017, o prazo solicitado pelo governo expira hoje, e que a partir de amanhã, já haja uma definição política administrativa e jurídica,  para que as aposentadorias de todos os policiais civis (homens e mulheres) retornem ao seu curso normal.

 Participaram da reunião representantes das direções da ASDEP, UGEIRM E ACP.

 

          




CONVÊNIOS

O associado SINPOL, possui descontos e vantagens em estabelecimentos de diversos seguimentos.


ASSOCIE-SE AQUI!


Sinpol - RS Sindicato dos Servidores da Polícia Civíl do RS
CNPJ: 93.019.677/001-52
Código Sindical: 916.029.000.97835-1
Rua Leopoldo Bier, 454 - Porto Alegre - RS/Brasil
CEP 90620-100 - Telefone (51) 3217.1001
E-mail: sinpol@sinpolrs.com.br
Copyright © 2017 Sinpol-RS. Todos os direitos reservados.

VER MAPA >>