Sinpol participa de reunião em DPPA de Novo Hamburgo após princípio de motim

24/07/2017 por Assessoria de Imprensa

O Diretor do Interior do Sinpol-RS, Rafael Fernandez de Carvalho, e o Diretor Jurídico Institucional, Fabio Alabarce Prado, compareceram, nesta segunda-feira (24) a reunião promovida pelos policiais das Delegacias de Polícia da cidade de Novo Hamburgo. Neste encontro, foi debatida a insatisfação dos policias civis diante da superlotação das carceragens das delegaciais. Nos locais, a lotação máxima é de 12 presos e, nesta tarde, havia 24 encarcerados.

Fatos recentes, como a fuga de presos do inteiror do DEIC que restou em um policial civil ferido na perna e o princípio de motim dentro da DPPA de Novo Hamburgo na última madrugada, ensejaram um pedido de ajuda juntos aos representantes de classe. Os policiais exigem uma solução de forma definitiva para a questão de superlotação de presos em Delegacias de Polícia.

A demanda carcerária na DPPA de Novo Hamburgo causa desconforto e temor aos policiais, que se encontram em número inferior a quatro nos plantões da madrugada. Mesmo com esse baixo contingente, os presos oriundos das prisões efetuadas pela Brigada Militar, Guarda Municipal e da própria Polícia Civil continuam a chegar às delegacias a todo instante. Presos das delegacias de outras cidades da Região Metropolitana também estão sendo levados para Novo Hamburgo, inviabilizando o trabalho dos policiais civis, que não possuem treinamento específico para atender aos presos. Os policiais também temem pela carência de estrutura no local, que não comporta o volume de presos.

Em conversa, os diretores do Sinpol perceberam a insatisfação de todos em relação a esta realidade não suportada pela Polícia Civil. Em conversa com a Chefia de Polícia, no final da tarde de hoje, foi garantido o envio de 10 presos da DPPA de Novo Hamburgo para presídios. Mesmo assim, o número de presos seguirá alto no local, em torno de 40 pessoas.

A DPPA de Novo Hamburgo foi orientada a não receber presos enquanto não for solucionado o ponto específico de superlotação nas Delegacias de Polícia, que representam riscos de vida aos policiais, ao cidadão que procura a delegacia de polícia para confeccionar registro policial, bem como ao próprio preso que está na cela superlotada.

O Sinpol reafirma o compromisso junto à categoria para unir esforços com todos os policiais civis e cobrar uma solução rápida e eficaz junto à Chefia de Polícia e ao Governo do Estado para o grave problema da superlotação de presos nas dependências das Delegacias de Polícia.



DESTAQUES ANTERIORES

CONVÊNIOS

O associado SINPOL, possui descontos e vantagens em estabelecimentos de diversos seguimentos.


ASSOCIE-SE AQUI!


Sinpol - RS Sindicato dos Servidores da Polícia Civíl do RS
CNPJ: 93.019.677/001-52
Código Sindical: 916.029.000.97835-1
Rua Leopoldo Bier, 454 - Porto Alegre - RS/Brasil
CEP 90620-100 - Telefone (51) 3217.1001
E-mail: sinpol@sinpolrs.com.br
Copyright © 2017 Sinpol-RS. Todos os direitos reservados.

VER MAPA >>