Agentes da PC/RS durante a Operação Shotgun. Foto: Miguel Noronha/comunicação SINPOL-RS
O SINPOL-RS, Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS, informa que o Inspetor de Polícia Leandro Sailer/DECAP/DEIC, filiado ao nosso sindicato, baleado durante a Operação Shotgun, realizado no bairro Restinga, Zona Sul de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira, 05/08, em razão de cerco policial na residência do investigado, foi alvejado na perna direita, sendo rapidamente socorrido pelo colega Inspetor Peixoto, também associado à nossa entidade. Peixoto imediatamente aplicou os procedimentos de APH Tático (Atendimento Pré-Hospitalar Tático), também conhecido como atendimento de emergência pré-hospitalar, reduzindo a hemorragia no ferimento. Segundo informações, o disparo realizado pelo criminoso contra o Inspetor Leandro, não afetou nenhuma estrutura óssea e artérias da região. Prontamente, foi colocado em uma viatura da PC/RS e encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, onde obteve o imediato atendimento médico necessário. Informações disponibilizadas, atestam que o Inspetor Leandro, após o tratamento de urgência médica, ficou diagnosticado que a extensão das lesões em razão do disparo por arma de fogo, evidenciaram que o projétil está alojado na região entre a coxa e a nádega, situação que a equipe médica optou por não realizar o procedimento cirúrgico. O Inspetor foi liberado após o atendimento no final da manhã desta terça-feira e seu quadro de saúde é estável. O criminoso foi preso em flagrante e autuado por tentativa de homicídio.
A Operação Shotgun, foi desencadeada pela 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (2ª DIN/DENARC), comandada pelo Delegado Wesley Lopes, titular da 2ª DIN/DENARC, visando combater os delitos que envolvem tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, e adulteração de rastreadores veiculares. As equipes da Polícia Civil, foram constituídas de aproximadamente 130 policiais, os quais cumpriram 38 mandatos de prisão, 39 mandatos de busca e apreensão em Porto Alegre e outras 13 cidades no Estado, resultando na prisão de 30 suspeitos, apreensão de armas de fogo, munições e quantias em dinheiro.
SOLIDARIEDADE E CONSCIÊNCIA DA VALORAÇÃO DA ATIVIDADE POLICIAL
A Direção do SINPOL-RS, exalta e valoriza as ações solidárias dos jornalistas, Vitória Matos (repórter da TV Record RS), Diego Frantz Medeiros (cinegrafista da TV Record RS) e Ronaldo Bernardi (fotógrafo do jornal Zero Hora), os quais prontamente auxiliaram na remoção do colega Inspetor Leandro Sailer Lima, ferido em objeto de serviço na defesa da sociedade gaúcha. Este ato demonstra altivez dos referidos profissionais da imprensa, que por alguns instantes abandonaram suas atividades profissionais e se dedicaram a salvar a vida de um profissional da segurança pública.
Que este nobre exemplo desperte o reconhecimento e a dignidade da nossa profissão, na mente e no coração do senhor Governador do Estado Eduardo Leite, o qual até a presente data nunca recebeu de forma oficial em seu gabinete no Palácio Piratini, a Direção do SINPOL-RS, bem como ignorou as demais entidades representativas da Polícia Civil, visando ouvir e atender nossas reivindicações: RESGATE DA SIMETRIA DOS COMISSÁRIOS, REAJUSTE SALARIAL DIGNO, REALIZAÇÃO DAS PROMOÇÕES ATRASADAS, RECONHECIMENTO DAS PRERROGATIVAS ENVOLVENDO A PARIDADE E INTEGRALIDADE PARA INGRESSADOS ATÉ O ANO DE 2019, VALORIZAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA TRATAR A SAÚDE MENTAL DOS POLICIAIS, E IMPLEMENTAÇÃO DA LOPC (LEI FEDERAL 14.735/2023.
Os policiais civis do RS agradecem à VITÓRIA (repórter TV Record RS), DIEGO (cinegrafista TV Record RS) e RONALDO (fotógrafo jornal Zero Hora), por suas nobres atitudes de apoio ao colega ferido Leandro Sailer Lima. Foto: Miguel Noronha/Comunicação SINPOL-RS.
“Não entendemos quais os motivos e o porquê do desinteresse do Governador Leite em não atender os policiais civis, sendo que outras categorias do funcionalismo estadual já foram recebidas e atendidas em seu gabinete”