Diretoras do SINPOL-RS participaram da mobilização promovida pela COBRAPOL em Brasília, reivindicando a aposentadoria especial da mulher policial

Da direita para esquerda: Inspetora Luciana (Diretora do SINPOL-RS) e a Inspetora Cândida (Diretora do SINPOL-RS). Foto: arquivo pessoal

O SINPOL-RS, Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS, representado pelas Inspetoras de Polícia Cândida Fernanda Bergqvist e Luciana Gonzales Magalhães, participou do 1º Dia Mundial de Luta da Mulher Policial Civil, organizado pela COBRAPOL, que ocorreu em Brasília/DF, na quarta-feira, dia 06/08. O evento foi realizado no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados.

A finalidade do ato foi debater e realizar articulações políticas no Congresso Nacional, visando o retorno constitucional da aposentadoria diferenciada da categoria, que visa reduzir o tempo de serviço e idade – direito perdido na reforma da previdência, tendo em vista que Emenda Constitucional 103/2019, responsável pela implementação da reforma da previdência, igualou os critérios de aposentadoria para mulheres e homens das Polícias.

A mobilização contou com mulheres policiais de todo o país, que receberam apoio de diversos parlamentares da Câmara Federal a favor da reivindicação.

Mais de 300 servidoras policiais participaram da mobilização e durante os dois dias do ato, percorreram e realizaram articulações junto aos gabinetes da Casa Legislativa Federal, garantindo 172 assinaturas, condição que possibilitou que a proposta de emenda constitucional (PEC) seja protocolada. O lema do encontro foi “Proteger Direitos para servir com Dignidade”. Participaram da mobilização representantes das entidades UGEIRM e ASDEP RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + sete =