O Piquete Força e Honra do SINPOL-RS foi palco do tradicionalismo, na noite de sexta-feira, 12/09, onde foi abordada a vida e obra de Darcy Fagundes, nativista, declamador, poeta, radialista, ator, vereador e um dos expoentes da cultura e tradição do Rio Grande do Sul. A apresentação ficou por conta do palestrante Marco Toscano, que destacou a trajetória da vida artística de Darcy Fagundes, o filho mais velho dos 11 irmãos da família Fagundes.
O Projeto Cultural do Acampamento Farroupilha faz parte das celebrações que rememoram o legado do homenageado da edição 2025, Darcy Fagundes: Ondas Curtas para uma História Longa – O Centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa. Darcy Fagundes faleceu no ano de 1984 e em 2024 completaria 100 anos de idade.
O Grande Rodeio Coringa foi transmitido pela Rádio Farroupilha de 1955 até 1970, sempre aos domingos à noite. O programa foi sucesso absoluto, sendo realizado ao vivo no auditório da Farroupilha. A atração revelou ao público gaúcho artistas como Mari Teresinha, Teixeirinha, Gaúcho da Fronteira e Gildo de Freitas, dentre outros.
Prestigiaram a apresentação no Galpão Crioulo Comissário Laitano, do Piquete Força Honra, o Presidente do SINPOL-RS, Mário Flanir, a Diretora Comissária Ilorita Cansan, o Diretor Vitor Hugo Cananeia e demais integrantes da família SINPOL-RS.
Importante salientar que houve manifestação dos irmãos NETO FAGUNDES e ERNESTO FAGUNDES, que realizaram homenagem à Direção do SINPOL-RS, pelo trabalho apresentado sobre o legado histórico tradicionalista da FAMÍLIA FAGUNDES!
Seguimos no Parque da Harmonia, com o nosso Piquete FORÇA E HONRA, mantendo e cultuando as tradições do nosso Rio Grande. Visitem-nos!
FORÇA E HONRA!