
O Presidente do SINPOL-RS, Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS, Mário Flanir, participou da Audiência Pública convocada pelo Presidente da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, Deputado Leonel Radde/PT, com a presença da Deputada Luciana Genro/PSol, cuja a pauta principal foi a falta de indicação dos índices da Revisão Geral dos Servidores no Orçamento, tendo em vista a ausência deste registro constante na LDO/2026, enviada pelo Governador Leite para a AL/RS. A reunião se deu na tarde desta sexta-feira, 24/10, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A mesa-diretora foi conduzida pelo proponente da Audiência Pública, Deputado Leonel Radde, que fez a abertura do debate e abriu espaço para os representantes das diversas categorias de servidores púbicos do RS, os quais tiveram seus direitos de fala e protestos naquela tribuna.
Durante o debate, foi unânime entre os participantes a falta de interlocução entre o governo e o funcionalismo público, que está diante de um cenário de profunda defasagem salarial, situação que prejudica as carreiras dos servidores e inviabiliza negociações e avanços diante do quadro de arrocho das suas remunerações.
Ficou deliberado fortes mobilizações de todas as categorias dos servidores públicos em datas futuras.
Destaca-se críticas contundentes e veementes pelos reajustes “miseráveis” dos vale-refeição dos servidores, o qual foi R$ 400,00 para R$ 426,92 e outros problemas que atingem as diversas categorias que compõe o quadro de trabalhadores do Estado do Rio Grande do Sul. Finalizando, ficou registrado a indignação das categorias pela ausência de profissionais competentes habilitados a negociarem com os servidores púbicos.
