
O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Sul/SINPOL-RS, Mário Flanir, realizou uma reunião virtual na manhã desta sexta-feira (20/02) a pedido da Comissão de Aprovados Excedentes para concurso de Delegado da Polícia Civil, em andamento, realizado em dezembro de 2025.
Os integrantes da comissão reivindicam que a cláusula de barreira estipulada no edital do concurso, seja flexibilizada, oportunizando que o Governo convoque em torno de 500 candidatos aptos a prosseguirem às próximas fases do concurso para Delegado de Polícia do Rio Grande do Sul.
Atualmente o edital prevê 30 vagas, considerando as próximas etapas de caráter eliminatório, é normal que haja uma linha de corte que irá eliminar candidatos. Portanto, é prudente que sejam convocados 500 candidatos com melhor colocação, conforme suas respectivas notas. Desta forma a administração pública faria um cadastro reserva, o qual iria sendo considerado nas fases eliminatórias do atual concurso, tendo em vista que atualmente existem 196 vagas para o cargo de delegado de polícia na Polícia Civil Gaúcha.
Durante a reunião a comissão reivindicou ao SINPOL-RS, a confecção e expedição de um ofício ao sr. Governador do Estado, ao Presidente do AL/RS e demais Parlamentares, à Procuradoria-Geral do Estado, Chefia de Polícia, bem como de maneira específica e institucional apoio dos Deputados Estaduais policiais civis: Leonel Radde, Delegada Nadine, Delegado Zucco e demais autoridades.
Fez parte desta interlocução, as informações baseadas com base em dados técnicos que dois Delegados de Polícia da Região de Caxias do Sul já pediram exoneração, considerando concursos realizados em outros Estados com remuneração mais atrativa. Igualmente deve se considerar o número futuro de aposentadorias que serão encaminhadas ao Departamento de Administração Policial (DAP/PCRS), cuja as informações serão fornecidas posteriormente.

A Comissão de aprovados convidou a Diretoria do SINPOL-RS a comparecer na AL/RS para acompanhá-los na reunião que será realizada com a presença dos deputados Leonel Radde, Delegada Nadine e Delegado Zucco, para tratar da matéria, programada para a próxima terça-feira (24/02), a partir das 14h.
O SINPOL-RS reafirma seu compromisso de apoiar a recomposição do efetivo dos policiais civis do Rio Grande do Sul, o qual encontra-se defasado com mais de 40% do efetivo, considerando o número de aposentações e exonerações de profissionais que migram para outras carreiras em busca de remuneração mais digna.
A Direção do SINPOL-RS, considerando a amplitude da sua representatividade da nossa categoria, também se coloca à disposição dos agentes policiais (Inspetores e Escrivães de polícia) que foram aprovados e se encontram afetados pela cláusula de barreira inserida no respectivo edital. Colocamo-nos à disposição para a comissão de aprovados excedentes dos cargos de Agentes a fim de expandir o chamamento visando a criação de mais vagas.
A Comissão dos Aprovados Excedentes do concurso para Delegados de Polícia é composta pelos seguintes integrantes: Agapito Alves, Letícia Muniz, Bruna Rosa, Andressa Scheibler e Bruna Cunda.