Na tarde desta terça-feira, 10/02, após denúncias realizas no período da manhã, o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (SINPOL-RS), Mário Flanir, esteve na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para averiguar denúncias de acúmulo de presos detidos pela Brigada Militar (BM), tendo em vista que o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (NUGESP), órgão penitenciário, está com falta de vagas, o que, por sua vez, é reflexo do esgotamento do sistema carcerário estadual (penitenciárias).
Durante a averiguação, policiais da BM relataram ao presidente Mário Flanir que um dos detidos danificou a viatura após chutar a porta do veículo. O preso alegou estar há muitas horas aguardando o encaminhamento à triagem final.
Diante desse quadro, a Direção do SINPOL-RS constatou o estresse e a preocupação dos policiais civis que trabalham no local, em razão da falta de gestão para resolver uma situação delicada, que poderá gerar insegurança. Com a palavra a Chefia de Polícia e as providências que foram tomadas para esta resolução.