Informações atualizadas sobre a Covid-19 em Porto Alegre-RS

As internações por coronavírus em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Porto Alegre reforçaram uma tendência de desaceleração nesta terça-feira (28).

Os 303 pacientes hospitalizados em estado grave até as 16h representam 7,8% a mais do que havia uma semana antes, mas o ritmo de avanço vem perdendo fôlego. A cifra atual representa menos da metade do percentual de crescimento verificado na semana anterior, quando havia subido 18%.

Outros dois indicadores sugerem uma pressão mais moderada da covid-19 sobre os hospitais da Capital no momento, embora especialistas ainda evitem falar em tendência de estabilização: o número de doentes internados recuou pelo segundo dia consecutivo — algo semelhante não ocorria desde o início de junho —, e a média móvel dos últimos sete dias também indica um crescimento menos veloz.

No domingo, havia 316 pessoas em UTIs com covid-19, número que caiu para 306 no começo da semana e, nesta terça, para 303.

Quando se analisa a média de internados nos últimos sete dias, a fim de reduzir o impacto de uma variação brusca ou pontual, o número fica em 300 pacientes. Isso é 13% a mais do que o verificado uma semana antes. Mas o crescimento ocorrido na terça da semana passada (21) em relação aos sete dias anteriores havia sido de 25,4%. Ou seja, por esse critério, a velocidade de avanço também se reduziu praticamente à metade. São notícias positivas, mas que abrangem um período ainda muito curto para permitir análises definitivas.

Com informações de Gaúcha ZH

Foto de Jefferson Botega / Agencia RBS

 

Postada por Carlos Matsubara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dezoito =