
Fotos: Comunicação SINPOL-RS
A Direção do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (SINPOL-RS) realizou, na manhã desta quarta-feira, 2 de setembro, uma reunião institucional com a Delegada de Polícia Ana Tarouco, candidata a Deputada Estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). O encontro ocorreu no Galpão Crioulo Comissário Laitano, sede do Piquete Força e Honra, no Parque Harmonia.

Durante a reunião, foram apresentadas à candidata as principais pautas de interesse da categoria que vêm sendo reivindicadas pelo SINPOL-RS junto ao Governo do Estado desde 2019. Apesar das reiteradas tentativas de diálogo, os representantes do Sindicato não foram recebidos pelo chefe do Poder Executivo Estadual.
O Presidente do SINPOL-RS, Mário Flanir, destacou que diversas reivindicações são urgentes e fundamentais para a categoria, entre elas: o resgate da verticalização da remuneração dos Comissários de Polícia; a luta pela retomada da paridade e da integralidade; o fim do confisco previdenciário de aposentados e pensionistas, em consonância com o entendimento da maioria do Supremo Tribunal Federal (STF); a aplicação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei Federal nº 14.735/2023); e o fim do arrocho salarial imposto há oito anos, que vem provocando um expressivo achatamento dos vencimentos dos policiais civis.

Em resposta, Ana Tarouco afirmou que, caso eleita, todos os projetos de lei que pautarem ou forem direcionados às carreiras dos policiais civis serão tratados com amplo diálogo e debates sinceros e transparentes com a categoria, com o objetivo de construir soluções conjuntas.
A candidata também declarou ser favorável ao auxílio-saúde, já previsto na Lei Orgânica da Polícia Civil (LOPC), ressaltando, contudo, a necessidade de elaboração de estratégias financeiras junto ao Poder Executivo para viabilizar sua implementação.
Ana Tarouco afirmou ainda que, caso seja eleita, as portas de seu gabinete na Assembleia Legislativa estarão abertas aos policiais civis.
Também participaram do encontro os Diretores do SINPOL-RS Ilorita Cansan, João Alberto Souza, André Marcelino, Maria Lahude, Júlio de Fabra e Eduardo Cabral, além dos associados Comissário Porto Alegre, Comissário Salazar e Comissário Azambuja.





