
Na tarde de sexta-feira, 23 de outubro, o presidente do SINPOL-RS, Mário Flanir, e o diretor Júlio de Fabra Júnior participaram de uma solenidade em homenagem aos policiais civis lotados na Delegacia de Polícia de Santa Maria do Herval/RS. A comissão responsável pela homenagem foi constituída pelas seguintes autoridades: Dra. Jaqueline Hofler, juíza Diretora do Fórum de São Leopoldo; Dr. Wilson Luis Grezzana, Promotor de Justiça do Fórum de Dois Irmãos; Dr. Eduardo Augusto de Morais Hartz, Delegado de Polícia, diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana e responsável pela Delegacia de Polícia de Santa Maria do Herval; Delegada Sabrina Defentte, Diretora da 23ª Delegacia de Polícia Regional do Interior e coordenadora do Programa Mediar da Polícia Civil do Rio Grande do Sul; Sr. Gilnei Capeletti, prefeito de Santa Maria do Herval/RS; e Sra. Regina Caetano, vice-prefeita de São Leopoldo.

A homenagem teve como objetivo reconhecer o trabalho dos policiais civis da unidade, liderados pelo comissário Antônio Pinto, que vêm desenvolvendo, com dedicação, empenho e profissionalismo, as atividades do Programa Mediar RS, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

As ações realizadas por meio do programa têm sido reconhecidas e elogiadas pela comunidade local. O Programa Mediar tem como finalidade promover a mediação e a resolução de conflitos sociais relacionados a delitos de menor potencial ofensivo, como desentendimentos entre vizinhos, conflitos familiares e pequenas discussões no trânsito, entre outras ocorrências. De acordo com o relatório apresentado durante o evento, os resultados alcançados ao longo de 2026 demonstram um elevado índice de resolutividade, evidenciando a efetividade do trabalho desenvolvido pela equipe.

A Delegacia de Polícia de Santa Maria do Herval conta com o comissário Antônio Pinto, responsável pelo expediente administrativo da unidade, além dos agentes que fazem parte da equipe da DP da cidade, os Escrivães de Polícia Ana Paula e João Tadeu da Rosa. As dependências da delegacia destacam-se pela organização e pela qualidade do ambiente de trabalho, aspectos que contribuem para o desenvolvimento das atividades e para o atendimento à comunidade.
Segundo o delegado Eduardo Hartz, diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (3ª DPRM), com sede em São Leopoldo, o sucesso alcançado pelo Programa Mediar em Santa Maria do Herval serve de referência para implementação em outras unidades da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
A homenagem reafirma o reconhecimento e o respeito da comunidade de Santa Maria do Herval pelo trabalho desempenhado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, especialmente por sua atuação na promoção da segurança pública, na mediação de conflitos e no fortalecimento das relações comunitárias.

