SINPOL-RS, ASDEP, ACP/RS e UGEIRM se reúnem com o Secretário-chefe da Casa Civil


A Direção do SINPOL-RS, representada pelo Presidente Mário Flanir e pelo Comissário de Polícia André Marcelino, acompanhada pelos Presidentes da ACP/RS – Comissário Luiz Mello; ASDEP – Delegado de Polícia, Guilherme Wondracek e UGEIRM – Comissário de Polícia, Issac Ortiz, estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira, 09/11, na Casa Civil, atendendo convocação do Secretário-chefe da Casa Civil, Dr. Artur Lemos, o qual estava acompanhado das seguintes autoridades: Secretário da Segurança Pública do RS – Delegado Federal Sandro Caron, Chefe de Polícia do RS – Delegado Fernando Sodré e pelos Parlamentares estaduais: Deputada Delegada Nadine (PSDB), e Deputado Delegado Rodrigo Zucco (Republicanos).


A convocação foi para responder as demandas amplamente conhecidas pelo Núcleo do Governo: promoções atrasadas, reajuste/recomposição salarial, resgate da simetria dos Comissários de Polícia e o projeto de lei complementar 04/2023, que trata da Paridade e Integralidade, de autoria do Deputado Escrivão de Polícia, Leonel Radde (PT), sendo que o relator, é o Deputado Delegado Rodrigo Zucco (Republicanos), que deu parecer positivo ao PLC 04/2023.  Após as manifestações dos presidentes das entidades sindicais já referidas, exaltando a necessidade de atendimento dos pleitos exaustivamente apresentados ao Núcleo do Governo Eduardo Leite, houve apenas objetivamente a reposta de que as promoções serão realizadas no mês de dezembro. No entanto, o Chefe da Casa Civil informou que o governo não tem a decisão final sobre a contemplação do total das vagas existentes visando as promoções.

Quanto a simetria, sinalizou que o Governo vê o pleito com simpatia, porém, não houve definição de prazo para sua implementação. No que diz respeito a pauta de reivindicação de reajuste e ou reposição salarial, asseverou que a partir da segunda quinzena de novembro, as entidades irão se reunir com o Secretário Caron para iniciar a discussão da matéria.

Por fim, em relação a importante demanda relacionada ao PLC 04/2023, que trata do reconhecimento da paridade e integralidade para os servidores da Segurança Pública, cujo Deputado Escrivão de Polícia – Leonel Radde é o autor, tendo como relator o Deputado Delegado Zucco, na CCJ, as entidades receberam a informação de que o mesmo possui vício de origem. Nesta perspectiva, o governo sinalizou que irá aguarda a sanção da LOPC, tendo em vista que a mesma já trata do tema em discussão.

A Direção do SINPOL-RS, considerando a nova convocação realizada pela Casa Civil do Governo Leite, esperava que haveria uma decisão mais efetiva e produtiva do Poder Executivo. Acreditamos que o Núcleo do Governo perdeu mais uma oportunidade de contemplar objetivamente as exaustivas demandas que a categoria está apreensiva para ser reconhecida por sua dedicação e profissionalismo. É notória a pauta positiva que a Segurança Pública proporciona na execução de suas atribuições em defesa da sociedade gaúcha, a qual o Governo se beneficia. Entretanto, a dedicação de homens e mulheres policiais não são valorizados pelo Governo Leite. Seguimos lutando em nome dos policiais civis do RS.

 

One thought on “SINPOL-RS, ASDEP, ACP/RS e UGEIRM se reúnem com o Secretário-chefe da Casa Civil

  • 9 de novembro de 2023 em 18:37
    Permalink

    Belo trabalho que essas entidades defensoras dos policiais estão realizando. Parabéns aos deputados que representam os policiais nessa luta pelos seus direitos e garantias trabalhistas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =