SINPOL-RS recebe visita da Policial Civil Eufrásia Oliveira Campos Mourão, Vice-presidente do SINPOL-GO

Ilorita Cansan (Diretora Financeira do SINPOL-RS), Eufrásia Oliveira Campos Mourão (Vice-presidente do SINPOL-GO) e Mário Flanir (Presidente do SINPOL-RS). Foto: Miguel Noronha/Comunicação SINPOL-RS.

Na tarde de quinta-feira, 20/06, o SINPOL-RS recebeu a visita da policial Eufrásia Oliveira Campos Mourão, que além do cargo de Vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Goiás, é Diretora Social de Saúde e Bem-Estar da FEIPOL-CON (Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte). O encontro teve o intuito de Eufrásia conhecer as instalações da sede do SINPOL-RS, localizado na rua Leopoldo Bier, nº 454, bairro Santana, Porto Alegre/RS.

A colega foi recepcionada com carinho e atenção pelo Presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS, Mário Flanir e a Diretora Financeira do SINPOL-RS, Ilorita Cansan, devido ao trabalho destacado realizado em prol dos policiais civis do Estado de Goiás, onde desenvolve um programa de assistência psicológica aos policiais que apresentam alterações de saúde devido ao esgotamento físico, mental e profissional.

Em razão da sua especialidade qualificada, Eufrásia foi uma das palestrantes do 16º congresso organizado pela ISMA-BR (International Stress Management Association – entidade internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo), realizado no Plaza São Rafael Hotel de Porto Alegre, entre os recentes dias 18 e 20 de junho, cuja a temática abordou a saúde mental, o stress do policial, além de outras doenças crônicas ocupacionais causadas em função exercício e atividades na segurança pública. Durante o congresso Eufrásia apresentou dados, levantamentos e pesquisas relativos à saúde mental que os servidores da segurança pública enfrentam, demonstrando a necessidade imperiosa que os entes públicos (União, Estados e Distrito Federal) precisam desenvolverem ações preventivas e programas objetivos para tratar a saúde mental do policial civil.

Durante a visita, Eufrásia dialogou sobre seu trabalho com o presidente Mário Flanir e a Diretora Ilorita Cansan, momento que a entidade manifestou interesse em desenvolver atividades direcionadas ao bem-estar da saúde mental dos policiais civis. Ficou acordado em continuarmos os contatos e diálogos para iniciar este programa aqui no Rio Grande do Sul, reivindicando que a Instituição Polícia Civil tenha o cadastro e um arquivo de casos envolvendo a saúde mental do nosso profissional.

A Direção do SINPOL-RS, agradece a atenção e a visita da colega Eufrásia em nossa entidade e entendemos que o acompanhamento psicológico preservando a saúde mental dos policiais gaúchos e suas famílias, deve ser objeto de atenção governamental.

Assista ao vídeo da colega Eufrásia sobre programa de atenção à saúde mental dos policiais civis:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 10 =