A Direção do SINPOL-RS, informa que a organização do Acampamento Farroupilha/2024, no mês de junho, no auge dos fenômenos climáticos catastróficos (enchentes) que atingiram 471 municípios do Estado, comunicou que em razão do ocorrido, noticiou a todos os piquetes que poderiam optar em não participar, da montagem de seus Galpões Crioulos da Semana Farroupilha 2024, se assim decidissem.
A Direção do Acampamento Farroupilha/2024, garantiu que as instituições e tradicionalistas, que não participarem da edição deste ano, estarão garantidos com os respectivos lotes, direitos e ações tradicionalistas no ano de 2025, sem nenhum prejuízo.
Diante do exposto a Direção do SINPOL-RS se reuniu, e decidiu pela não participação neste ano de 2024, no Acampamento Farroupilha, considerando os sérios danos patrimoniais às famílias gaúchas; a destruição de estruturas e órgãos governamentais; além dos grandes prejuízos financeiros, os quais até a presente data se consolidam. Chamamos a atenção que no mês de junho, estávamos no auge da destruição causada pelas enchentes, inclusive com perdas de vidas humanas e famílias desabrigadas.
Reforçamos, a importância dos festejos da Semana Farroupilha/2024, entretanto, nos parece desconexo ignorarmos todas as dificuldades financeiras e patrimoniais que as famílias gaúchas estão suportando, incluindo as dos policiais civis, fatos que não podem ser ignorados, considerando os sofrimentos que todos gaúchos estão passando, sob aspectos profissionais, sociais e financeiros.
Por tudo exposto, nos comprometemos que no ano de 2025, retornaremos com a participação do SINPOL-RS nos Festejos Farroupilha.
À Direção do SINPOL-RS